SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM O LINUX EDUCACIONAL 5.0 | Fabonatto | Revista Conexão


SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM O LINUX EDUCACIONAL 5.0 Alex Junior Fabonatto, Silviane Lawall Soares Resumo Hoje a TI tem como principal objetivo auxiliar, ou seja, melhorar os processos, projetos já existentes, independente do ramo. Um desses ramos é a educação, vem buscando os benefícios a mais que a tecnologia disponibiliza, principalmente melhorar o processo de ensino dos estudantes, e incorporar ferramentas na educação, que os estudantes estão constantemente utilizando. O estudo avalia a utilização da plataforma Linux Educacional 5.0, destacando as ferramentas que ele disponibiliza ou facilita o acesso ao seu usuário, e a maneira como será a interação da tecnologia com as pessoas participantes (professor e estudantes). O objetivo de disponibilizar ferramentas e recursos presentes no Linux Educacional, que atribui a aula uma nova forma do professor repassar o conhecimento e o estudante em adquirir esse conhecimento, e com a aula mais atrativa ao estudante e propondo ao professor incluir novos meios de aprendizados a sua metodologia de aula. A metodologia do projeto é uma pesquisa qualitativa, que estimula a pessoa a raciocinar e opinar de maneira livre sobre o assunto e que envolve um estudo de caso de um elemento, em que foi definido o elemento sendo o Linux Educacional 5.0, que possui um grupo de pessoas que é realizada o projeto e uma amostra dessas pessoas em que é buscado o resultado. A aplicação do projeto foi estruturado em uma conhecer a estrutura física do laboratório, coleta inicial dos dados do conhecimento em relação a plataforma, implantação do Linux Educacional 5.0, realização das atividades com jogos educacionais, ferramentas on-line de informação e ferramenta de escritório, e concluindo com uma entrevista para coleta as informações finais, ou seja, os resultados. Referências BANDEIRA, Marina. TEXTO 1 B: TIPOS DE PESQUISA. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2015. BATISTA, Drielly Adrean; DIAS, Carmen Lúcia. O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015. DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2015. LEMOS, Cristina Domingues; DIAS, Cristiani de Oliveira. Linux Educacional: desafio para o professor. 2011. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2015. PASCHOAL, Leo Natan et al. UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2015. PEREIRA, Katiane de Freitas; AZEVEDO, Rafael Falceti de; SILVA FILHO, Sergio Santos. A ORIGEM E A HISTÓRIA DO LINUX EDUCACIONAL. 2012. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2015. RODRIGUES, Paloma Alinne Alves; SCHLÜNZEN JÚNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. RECURSOS DIGITAIS E PEDAGÓGICOS: BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE) E PORTAL DO PROFESSOR BUSCANDO APRIMORAR O USO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015. SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre: A luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. 82 p. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2015. SOARES, Cristiane da Silva; ALVES, Thays de Souza; CARVALHO, Luis Alfredo Vidal de. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: INCLUSÃO DIGITAL E A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE TI. 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2015. Texto completo: PDF 

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