Business intelligence numa consultora de seguros

Título: Business intelligence numa consultora de seguros : um projeto de reformulação e implementação Autor: Gonçalves, Leandro Magalhães Orientador: Neto, Miguel de Castro Simões Ferreira Palavras-chave: Business Intelligence Data Warehouse Data Mart OLAP OLTP ETL
Mercado segurador Dashboards Data de Defesa: 14-Fev-2018 Resumo: Nos dias de hoje as empresas necessitam tratar uma gama enorme de dados, a que têm acesso, pelas mais variadas vias, para uma tomada de decisão. A obtenção destes dados são cruciais, se bem tratadas e integradas, permite-lhes acumular “inteligência” para competir em mercados cada vez mais exigentes. Esta inteligência de negócios, traduzida do inglês Business Intelligence (BI), é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes e mais eficazes, através do acesso a dados e informações recolhidas dos diversos sistemas de informação. O mercado segurador tem sofrido enormes pressões, impostas não apenas pela recente crise financeira que afetou Portugal, como também pela necessidade cada vez mais evidente de saber de formar mais detalhada e assertiva quem são realmente seus clientes, tudo isso, mitigando os riscos e evitando a aquisição de uma carteira de clientes pouco produtiva ou não lucrativa. O projeto apresentado neste relatório pretende descrever o desenvolvimento e implementação de uma solução de Business Intelligence em uma consultoria na área seguradora, baseando-se nas mais recentes técnicas atualmente no mercado. O objetivo principal é renovar a estrutura analítica e informacional da organização, outros valores também incentivaram a realização desse projeto como melhorar gestão das informações na organização, otimizar de forma mais funcional os processos da empresa, aumentar o “auto” conhecimento da organização para torna-la mais competitiva junto aos seus concorrentes, reduzir os custos para aumentar a receita, preparar novas analises analíticas e informacionais, melhorar a previsão dos riscos e aumentar o conhecimento da sua carteira atual de clientes e extrapolar esse conhecimento para coleta de novos clientes. Através da solução BI Microsoft, será possível implementar uma plataforma completa e eficaz de relatórios, conquistando novos clientes e proporcionando uma boa oportunidade futura de continuidade evolutiva desta plataforma de BI, extrapolando para outras filiais da empresa, assim como, o desenvolvimento e implementação de novos conceitos de análises. URI: http://hdl.handle.net/10362/31305 Designação: Mestrado em Gestão de Informação Aparece nas colecções: NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação http://hdl.handle.net/10362/31305