Proposta de implementação do custeio baseado em atividades numa companhia...

Título: Proposta de implementação do custeio baseado em atividades numa companhia se seguros que atua no ramo automóvel 

Autor: Antunes, Ana Catarina Orientador: Paula Alexandra Rocha Gomes dos Santos Carlos Pedro Ramos dos Santos Pinho Palavras-chave: Activity Based Costing Rentabilidade de seguros Custos Repartição dos custos indiretos Ramo automóvel Insurance profitability Costs Division of indirect costs Motor sector Data de Defesa: Jan-2017 Resumo: Em Portugal, tem-se assistido a profundas alterações no setor segurador com implicações no volume de negócios do setor e no seu desempenho económico e financeiro. A competitividade das seguradoras depende da forma como gerem e aplicam os seus recursos, o que as leva a terem de adotar sistemas de Controlo de Gestão eficientes e eficazes. Assim, preocupações como a rentabilidade por produto, são fundamentais para os gestores. A presente dissertação teve como objetivo principal apresentar um estudo para a implementação do custeio baseado em atividades numa empresa de seguros que opera, unicamente, no ramo automóvel de modo a permitir a obtenção de informação quanto à rentabilidade dos seus produtos. Escolheu-se o Activity Based Costing (ABC) por ser um método que procura as causas reais dos gastos com o intuito de uma atribuição mais correta dos gastos a cada objeto de custeio e pressupõe que os gastos indiretos são consequência de transações específicas. A realização deste estudo exigiu que fossem realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, sendo possível conhecer-se o estado da arte tanto para a atividade seguradora em Portugal como para o método ABC. Do trabalho efetuado foi possível concluir que o produto XL, aquele que tem coberturas mais extensas, é o que apresenta maior rentabilidade. O produto que apresenta uma rentabilidade das vendas mais baixa é o produto M, apesar de ter tido um resultado bruto superior ao produto S. Assim, considera-se que a seguradora deverá concentrar toda a sua atenção e esforços para desenvolver cada vez mais e melhor os produtos com coberturas mais extensas. #Ler mais...